quinta-feira, 28 de outubro de 2010

13 motivos para o domingo!

Ainda sou estudante de doutorado, mas minha idéia um dia é trabalhar em uma universidade pública, de qualidade, divulgando ciência e participando da formação dos futuros profissionais do país. Isso tem relação direta com a política social e educacional adotada nos últimos anos. 13 motivos que influenciaram minha escolha estão listados abaixo:

1 - Somos 183,9 milhões de brasileiros (IBGE 2007) e um governo só é efetivamente do BRASIL quando governa para, pelo menos, 90% da população. Foi isso que o 13 fez nos últimos anos.
2 - O Presidente é uma figura representativa no país. Um conjunto de assessores, com idéias diferentes, ajuda em todo o processo governamental. O atual ministro da educação, Fernando Haddad é, a meu ver, o melhor de todos eles.
3 - A educação no país, com exceção de São Paulo e Minas Gerais (que eu pude acompanhar), passa pelo seu melhor momento na última década.
4 - Antes de eu iniciar minha pós-graduação o maior temor era que meu nome apenas ampliasse a lista de doutores estagnados no país. Nesses últimos anos, praticamente todos os doutores foram aprovados em concursos públicos para universidades federais.
5 - Ainda no quesito educacional, houve uma expansão (ainda em andamento) das universidades federais. Isso não pode parar com a troca de governo.
6 - O número de jovens com acesso à educação pública é infinitas vezes maior nos últimos anos.
7 - Problemas educacionais são resolvidos com discussão e aporte de conhecimento. Não com bombas de gás.
8 - O desenvolvimento científico-tecnológico do país nos últimos anos é inquestionável.
9 - Fora o incentivo à capacitação e formação de nos professores e pesquisadores.
10 - As políticas sociais implementados pelo 13 nos últimos anos atingiram uma parcela enorme da população e foram dignas de reconhecimento internacional. Uma magnitude invejável!
11 - Permitiram que grande parte da população melhorasse em muito sua qualidade de vida. É lógico que há problemas e não é fácil administrar um programa em um país do porte do Brasil. Mas eu tive a oportunidade de acompanhar a situação da população no norte do país e a realidade é muito promissora.
12 - Estive na Amazônia durante dois meses e o que vi é uma população em processo de alfabetização, com luz há apenas quatro anos, podendo complementar o cardápio, baseado em mandioca e caça, com arroz e feijão com o dinheiro recebido pelos programas 13.
13 - Além disso, há assistência e acompanhamento médico.

Por esses motivos, meu voto é 13 no domingo!





4 comentários:

  1. OI Sarah, nao conhecia seu Blog. Te citei aqui neste post.



    Venha conhecer a equipe do ABC no DFM da FFCLRP.
    Precisamos marcar um dia para uma reuniao, talvez junto com a Marcia do http://snakesonmyblog.blogspot.com/, vc a conhece? Ela está fazendo experimentos na Bio.

    Mande o link do seu blog mais informações para o Lucas, no http://anelciencia.wordpress.com/tag/ldc-abc/

    ResponderExcluir
  2. O link do post: http://semciencia.haaan.com/?p=546

    ResponderExcluir
  3. Olá Osame!
    Obrigada pelo convite e pelo post. Quando tiver uma possível data para a reunião avise. Não conheço a Márcia, mas quem sabe não nos conhecemos em breve :)
    Aguardo notícias!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. oooi Sarah!
    Li algumas postagens do teu blog e me encantei.
    Me chamo Ana, tenho 17 anos e quero muito fazer bio. Só que acgora eu estou em uma enrrascada, preciso de um help em um trabalho de bio sobre coevolução (herbivoros x plantas) e nao acho nada de muito especifico. Será que tu pode me ajudar? meu email é anaaporto@hotmail.com
    Desde já, muito obrigada.

    ResponderExcluir