quarta-feira, 4 de maio de 2011

Acontece ...




"O congresso nacional dos cientistas, estudantes e leigos interessados no comportamento animal e humano ocorrerá todo ele dentro das dependências do campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia, MG.

A etologia vem crescendo muito no mundo e assim como outras áreas da ciência, incrementando suas especializações como a etofisiologia, ecologia comportamental, etologia aplicada, além de incorporar áreas como o bem-estar animal, tanto de animais de criação, como de pesquisa e visitação. Os futuros profissionais dessa ciência terão ainda que lidar com novos desafios, tais como responder aos impactos causados pelo aquecimento global sobre o comportamento dos animais e o que essas mudanças irão causar nas cadeias tróficas e na biodiversidade como um todo.


No entanto, ainda são poucos e insipientes os esforços na capacitação à pesquisa, orientação e licenciatura nesta área da ciência, feitos no país e na América Latina. Assim sendo, além de oferecer mini-cursos, conferências, simpósios e sessões de painéis; neste evento iremos ter um simpósio e um work-shop destinados a apontar para a nossa comunidade os caminhos futuros, através dos quais, possamos dar aos jovens estudantes um preparo de excelência nesta que é uma das mais antigas áreas de interesse humano."